O que será do Santos nos próximos dois anos? Essa pergunta começa a ser respondida neste sábado. Entre 10 e 18h, os sócios do clube escolherão entre o advogado e administrador de empresas Marcelo Pirilo Teixeira, 45 anos, presidente do clube desde 2000, e o empresário Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro, 67 anos, que lidera a chapa de oposição e tenta encerrar o ciclo do atual mandatário.
O Peixe possui cerca de 10 mil sócios com direito a voto. Normalmente, porém, comparecem às urnas pouco mais de três mil eleitores a cada eleição. Além do presidente e do vice, são eleitos 142 conselheiros e mais 50 suplentes.
O clube apresentou avanços significativos nos últimos anos. Revelou jogadores importantes, conquistou títulos e melhorou seu patrimônio. Nos últimos dois anos, porém, o Alvinegro acumulou dívidas, mesmo tendo arrecadado R$ 170 milhões com as vendas dos jogadores da geração Robinho, e campanhas ruins no Campeonato Brasileiro. Vai começar 2010 com um déficit (declarado) de cerca de R$ 25 milhões.
Os títulos nacionais de 2002 e 2004 e os estaduais de 2006 e 2007, que tiraram o Santos da margem, após 18 anos sem conquistas significativas, são usados por Teixeira para convencer o sócio que o clube está no Rumo Certo (nome da chapa da situação). Por outro lado, o endividamento, as más campanhas consecutivas no campeonato nacional e a preocupação com a falta de alternância no poder são os argumentos utilizados por Luis Álvaro para tentar mostrar aos associados que o Santos Pode Mais (nome da chapa de oposição).
O GLOBOESPORTE.COM conversou com os dois candidatos, ouviu suas propostas e apresenta ao internauta um panorama da eleição santista. Assista.
0 comentários:
Postar um comentário