Há 47 anos, Peixe vencia Benfica e conquistava primeiro Mundial Interclubes

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Dia 11 de outubro de 1962. Estádio da Luz, em Portugal. Esse foi o palco e a data da vitória que garantiu para o Santos Futebol Clube o primeiro título do Campeonato Mundial Interclubes.

No próximo domingo (11), o Alvinegro Praiano comemora 47 anos dessa que foi uma das maiores conquistas do clube. Os gols da vitória de 5 a 2 sobre o Benfica foram marcados por Pelé (3), Coutinho e Pepe.

Em pé: Lima, Zito, Dalmo, Calvet, Gilmar e Mauro;
agachados: Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe

Mesmo com a grande diferença no placar, a partida foi marcada pela tensão. O estádio estava lotado e a maioria do público torcia para o time português. Mas depois do espetáculo dos atletas do Peixe, a torcida adversária se rendeu ao talento santista e aplaudiu de pé a performance brasileira.

No primeiro jogo da decisão, o Santos FC já havia enfrentado o Benfica no Maracanã, em 19 de setembro. Com dois gols de Pelé e um de Coutinho, o Alvinegro Praiano levou a melhor no placar: 3 a 2.

Na campanha até a conquista do Mundial, o Peixe marcou 38 gols em 11 jogos. Foram nove de Coutinho, oito de Pelé, cinco de Pepe, quatro de Pagão, quatro de Dorval, dois de Lima, dois de Zito, dois de Mengálvio, um de Tite e ainda um gol contra do uruguaio Caetano, no jogo em que o Santos FC conquistou a Taça Libertadores da América. Ao todo, foram oito vitórias, três empates e saldo de 23 gols.

Benfica 2 X 5 Santos FC
Gols: Pelé, aos 17 e 26 minutos do 1º tempo; Coutinho, aos três, Pelé, aos 19, Pepe aos 31, Euzébio, aos 41, e Simões aos 44 minutos do 2º tempo.
Árbitro: Pierre Schinter (França)
Local: Estádio da Luz, em Lisboa
Data: 11/10/1962
Benfica
Costa Pereira; Humberto, Raul e Cruz; Caven e Jacinto, José Augusto, Santana, Euzébio, Coluna e Simões. Técnico: Otto Glória.
Santos FC
Gilmar; Olavo, Mauro e Dalmo; Zito, e Calvet; Dorval, Lima, Coutinho, Pelé e Pepe. Técnico: Luís Alonso Peres (Lula).

Fonte: santosfc.com.br

0 comentários:

Postar um comentário