Vamos começar este post vendo os melhores momentos do jogo, o mais broxante do ano, na minha opinião, apesar de quem está num mato sem cachorro é o Grêmio:
O time do Peixe começou o jogo a 200 por hora, pressionando o Grêmio, não deixando os gaúchos jogarem, não permitindo ser pressionado, pelo contrário, o Santos pressionou o Grêmio de tal forma que abriu 2x0 em dois golaços de André, o primeiro aproveitando o erro de saída o depressivo Victor na bola levantada na área por Marquinhos e o segundo em um contra-ataque mortal, onde Ganso, de pé direito que não é o seu bom, deu um passe magnífico a André que pra não tirar a beleza da assistência, fez um golaço, com muita categoria, tirando completamente do tristonho Victor, que ficou de fora da Copa, poxa, é uma grande perca, como diria Gil Brother, o Away.
Primeiro tempo encerrado e mesmo com o árbitro marcando muito mais faltas para o Grêmio que para o time da Vila Belimiro, os Meninos da Vila não sentiram nenhuma pressão no primeiro tempo, principalmente o goleiro Felipe, que foi um monstro, melhor jogador do time, fez milagres em chutes a queima roupa e até pênalti defendeu, e olha que não é seu forte. Na verdade o Santos só não fez o terceiro e o quarto gol porque o azar estava conosco, muito diferente do Grêmio. Ganso, em um lance de gênio, fica livre na área, mas sem ângulo para bater pois Victor estava muito encima, ele com uma cavadinha de mestre, encobre o goleiro gaúcho e a bola bate na trave, com certeza por obra de macumba, mandinga, sei lá. Na outra ocasião, Marquinhos, com um passe de André, tira do zagueiro e bate de forma displicente pra fora, sendo que ele poderia ter tocado para Robinho, que além de livre, tem muito mais calibre pra fazer gol, é uma pena porque com a defesa que temos, qualquer gol perdido faz uma falta.
Já no segundo tempo, Marquinhos sente dores e sai, Dorival Jr. de uma forma burra e retranqueira, saca Rodrigo Mancha, para o desespero geral da nação Santista, isso mesmo, em um jogo extremamente importante, decisivo, em um time que só sabe administrar resultado atacando, ele me tira um meia criativo e competente e coloca um volante terrível, que não joga absolutamente nada, pelo menos no Santos não fez nada além de enterrar o time, e não foi diferente desta vez, em duas bolas que a o craque Mancha dominou como um moleque de 10 anos nervoso, nas duas bolas que ele perdeu resultaram em dois contra-ataques letais do Grêmio. Percebendo da grande burrada que fez, Dorival tirou o péssimo volante, que em dez minutos fez o que o Grêmio não estava conseguindo fazer até então, que fez mais para o Grêmio que Borges e Jonas e saca Rodriguinho, errando mais uma vez, o time do Santos hoje tem uma das piores defesas do Brasil, senão tivesse esse ataque brilhante que tem, estaria brigando pra não cair mais uma vez, só pra não perder o costume. Então a única forma pra esse time administrar bons resultados é atacando, ou revolucionando esta zaga terrível, de jogadores lentos e grosseiros, partindo daí e com Mádson no banco, que pra mim deveria ter sido titular no lugar do Marquinhos, o time alvinegro, que tem uma zaga que parece nossas fronteiras, todo mundo entra como quer, além da virada, tomou mais dois gols, de pura incompetência e extrema sorte do Grêmio, ou vai dizer que no chute do Jonas, se a bola não tivesse desviado em Durval, que deveria ter esticado o pé e solado a bola, você acha que aquela bola iria para o gol? Mas nem que a vaca tussa, mas tudo bem, o Santos tem que jogar normalmente contra a sorte, contra o time adversário e contra arbitragem, que não marcou um pênalti claro em Robinho, que foi perseguido pela bruta zaga do Grêmio, mas o rei das pedaladas mostra porque é titular absoluto do nenhum pouco inteligente Dunga e marca o terceiro gol do Peixe com tremendo estilo, matando no peito e de lado do pé fuzila o triste goleiro Victor. Méritos também ao fenomenal Ganso que enxergou Robinho e deu um passe com açúcar e canela para Robinho, isso o Dunga não vê, ou finge que não vê.
Felipe:
Não vejo outro goleiro para ocupar seu lugar, mudei a minha opinião sobre ele completamente, principalmente hoje. Eu sinceramente estou com pena do Felipe, que é o único que tem juízo no sistema defensivo do Santos, senão fosse por ele, não ganharíamos o Paulistão e perderíamos feio hoje.
Durval:
Durval, ao ver que Jonas ia chutar a bola, ao invés de fechar as pernas de forma medrosa, ele deveria ter esticado o pé, assim bloquearia o chute, mas pela sua covardia, a bola desvia em sua perna fechada e entra no ângulo. Agradeça muito ao Felipe por ter corrigido a lambança que você fez ao fazer pênalti, chegando atrasado, mais uma vez. Treme em clássicos.
Edu Dracena:
Jogou razoavelmente, mas sua infeliz roubada de bola encima de Jonas complicou nossas vidas, que bela assistência para Borges.
Léo e Pará:
Regulares ao extremo, Léo e Pará fizeram seus trabalhos bem feito, atacando muito, apoiando bastante e auxiliando na defesa. Esses são titulares absolutos, jogam muito.
Wesley e Arouca:
Simplesmente não tenho muito o que falar deles a não ser o que vocês estão cansados de saber, jogadores espetaculares, que defendem muito bem e atacam melhor ainda, pelo que vem jogando, vocês não acham que esses dois não merecem estar no lugar daquelas duas tranqueiras chamadas Felipe Melo e Josué? Pensem nisso, não é só Neymar e Ganso que tem espaço na seleção.
Marquinhos:
Jogador de extrema importância para o time, quando não marca, dá assistências que resultam em gol, então, mesmo eu falando que preferia o Mádson em seu lugar, Marquinhos é um cara que faz por merecer, um ótimo profissional, que infelizmente saiu machucado, espero que não seja nada grave.
Ganso:
Só o orgulhoso, rancoroso e cego Dunga não vê que esse moleque hoje é melhor do que o Kaká, mesmo com o intocável de Dunga estando 100%, ele não tem o poder de criatividade no meio do campo como o Ganso tem, hoje ele mostrou isso mais uma vez, das milhares de vezes que ele mostrou no ano, deu passe com seu pé ruim para André marcar o segundo e um lançamento que parecia ter sido com as mãos para Robinho fazer o terceiro. A ausência de Ganso nessa seleção broxou uma nação chamada Brasil. E a broxada continua, porque olha o que o moleque mimado e inexperiente fez um dia depois de ter sido esquecido desmerecidamente. É isso aí, é Ramires, Kléberson e Júlio Baptista neles, meu povo.
Robinho:
Robinho é o cara, não tem jeito, podem falar o que quiser, nos momentos em que o Santos mais precisa dele, ele não pipoca, jogou demais, sempre pra frente, com muita objetividade, Robinho deu passes maravilhosos e marcou o terceiro gol do Peixe, que provavelmente será o da classificação, já que dificilmente o Santos não passe para a final com uma vitória simples contra um time que nunca ganhou na Vila Belmiro. Robinho é tão bom que defendeu publicamente o Mancha, atitude de um capitão e de um profissional espetacular, diferente de uns e outros que se escalam, jogam e treinam quando querem.
André:
O garoto é bom e todo mundo sabe disso, teve oportunismo para fazer o primeiro, de cabeça, um belo gol, e teve muita frieza para marcar o segundo, com um golaço de craque, ao estilo Romário, Serginho Chulapa, Giovanni, esses caras que não jogaram nada. É titular por merecimento e é por seus esforços e dedicação que ele fez o torcedor parar de pensar em um camisa 9, ou você ainda pensa?
Rodrigo Mancha:
Pode ser um cara de muito bom caráter, muito esforçado, mas é limitado e ruim de bola demais, não sabe marcar, não sabe passar, não ganha uma pelo alto, não sabe nem dominar uma bola, se Dorival errou em colocá-lo em jogo, Mancha errou muito mais ao perder duas bolas de forma amadora como fez. Simplesmente não acreditei quando vi Marquinhos saindo machucado e entrando Rodrigo em seu lugar, vieram-me calafrios ao extremo.
Rodriguinho:
Depois de 10 minutos de terror com Mancha, Rodriguinho entra em seu lugar para dar a consistência que seu colega vindo de Coritiba não pôde dar. Entrou bem, apesar das circunstâncias do jogo.
Dorival Jr:
O técnico do Santos, que pareceu não ter aprendido a lição de suas escalações covardes e retranqueiras nas derrotas para o Santo André e Galo, onde tomamos gols demais, hoje ele até estava acertando, o Santos estava pressionando muito bem o Grêmio a até abriu uma bela vantagem, mas quando Marquinhos se machucou, ao invés de implantar seu sistema de sempre, que é colocar mais um atacante para pressionar os gaúchos e aumentar a vantagem, principalmente com o baile que o Santos estava dando, muito pelo contrário, ele saca Mancha e afunda o time, mas afunda mesmo, por seu enorme erro, o Santos poderia ter se complicado e muito, senão fosse Ganso e Robinho. É Dorival, senão fosse o ataque, você não teria vida muito tranquila em Santos.
Pra terminar este livro, porque deste tamanho não é um post, tá mais pra uma bíblia, quero dizer que se o Dorival ousar em recuar o time e não escalar três atacantes, o Santos pode dizer adeus a competição, porque o Grêmio virá mais apertado que anel de couro de ninfeta. A melhor defesa para o Santos é o ataque, se tivéssemos uma defesa como a do São Paulo, por exemplo, poderíamos nos dar ao luxo de administrar o jogo no campo defensivo, mas infelizmente temos uma defesa mais parecida com a do Tabajara Futebol Clube.
Este post teve o patrocínio dos papéis higiênicos "Ataque do Santos", não tem nada melhor para limpar as cagadas dos zagueiros que os papéis higiênicos "Ataque do Santos", compre já o seu, isso se você tiver uma zaga como a nossa, é claro.
Um abração, meus queridos.
impressionante o dorival ainda insistir em certas coisas e/ou jogadores... o santos so perde pra ele mesmo e para as substituiçoes de seu tecnico